Dependemos cada dia mais do uso da Internet. Tanto nas nossas atividades pessoais como nas empresas. Não conseguimos mais ficar desconectados de tudo. Muito pelo contrário, estamos o tempo todo conectados com o maior número de dispositivos possíveis.
Assim como em outros players de mercado, o FWFLEX também possui um Webfilter para aumentar ainda mais a segurança da sua empresa. Para que todos os dispositivos conectados possam estar mais protegidos.
Mas afinal de contas, você sabe o que é e para que serve um Webfilter?
Webfilter: o que é?
É uma função que possibilita o controle de navegação dos usuários da sua rede, através desta funcionalidade é possível monitorar, liberar e bloquear acessos a sites específicos.
Também é possível definir horários e dias para acesso, um exemplo para esta aplicação é a possibilidade de definir como acesso liberado à internet para os colaboradores da empresa, somente no horário do almoço, entre 12h e 14h.
Como podemos ver na imagem abaixo, o Webfilter do FWFLEX contempla alguns aspectos muito importantes para a proteção do seu ambiente.
Para que servem essas funcionalidades?
Usamos o Webfilter de algumas maneiras. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas para entender melhor para que servem.
Transparente com bloqueio por categorias
Essa é uma das formas mais simples que podemos configurar o Webfilter em nosso ambiente. Conseguimos realizar uma série de bloqueios através de categorias pré-definidas como conteúdo adulto, redes sociais, sites de vpns e mais umas 50 categorias que temos.
Essas categorias são atualizadas diariamente de forma automática. Assim é possível manter sua rede com uma segurança legal para o cenário utilizado, sem muito esforço. Mas é importante salientar que nem todos os bloqueios podem ser realizados pelas categorias. É nesse ponto que precisamos avançar um pouco mais na configuração das funcionalidades.
Transparente e com inspeção de SSL / HTTPs
Quando precisamos bloquear um pouco mais os acessos, temos a necessidade de inspecionar o tráfego que está passando pelo Firewall. Dessa maneira a configuração muda um pouco.
O modo recomendado para maior segurança requer a instalação de um certificado SSL nas máquinas de cliente. Deste modo é possível inspecionar o tráfego e realizar os bloqueios, liberações e gerar log’s de modo mais efetivo, dessa forma conseguimos, por exemplo, liberar somente vídeos específicos do YouTube.
Transparente com inspeção de SSL / HTTPS e Antivírus
Para finalizar a última configuração é uma junção das anteriores adicionando o antivírus existente no FWFLEX, além de inspecionar o tráfego, todos os pacotes são analisados pelo antivírus.
Essa configuração requer mais recursos de Hardware. Então dependendo do equipamento que o FWFLEX for instalado, pode não obter os melhores resultados.
Agora que você já sabe o que é e para que serve o Webfilter, talvez esteja na hora de conhecer um pouco mais das estratégias e melhores práticas que temos para a implantação e utilização do mesmo.
Quer conhecer mais sobre o assunto?
Venha falar com um dos nossos especialistas e entender as outras possibilidades que você pode ter como Parceiro iTFLEX.