top of page

O que é Cluster e para que serve?

Atualizado: 19 de dez. de 2022

Além de explicar um pouco sobre o que é Cluster e para que ele serve, também vamos falar sobre alguns cenários que nossos clientes utilizam.


Muitos clientes durante a etapa comercial nos perguntam sobre a possibilidade de ter uma máquina de backup. Nesse momento já é identificada a necessidade de alta disponibilidade. Se o cliente já está preocupado em deixar a operação funcionando o máximo de tempo possível, é por que ele precisa de um Cluster.


Mas o que é Cluster? Essa pergunta é sempre normal.

Fazendo uma pesquisa rápida no Google, encontramos o seguinte conceito:


"Um cluster (do inglês cluster: 'grupo, aglomerado') consiste em computadores fracamente ou fortemente ligados que trabalham em conjunto, de modo que, em muitos aspectos, podem ser considerados como um único sistema. Diferentemente dos computadores em grade, computadores em cluster têm cada conjunto de nós, para executar a mesma tarefa, controlado e programado por software."

Mas aqui neste artigo, vamos nos concentrar no conceito de Cluster de Alta Disponibilidade.


"Cluster de Alta Disponibilidade: são clusters cujos sistemas conseguem permanecer ativos por um longo período de tempo e em plena condição de uso; sendo assim, podemos dizer que eles nunca param seu funcionamento; além disso, conseguem detectar erros se protegendo de possíveis falhas. ”


Qual a importância do Cluster de Firewall?


Diante de um cenário onde as empresas e pessoas se encontram cada vez mais conectadas, a disponibilidade dos ambientes se torna fundamental. É justamente nesse ponto que aumenta a importância de um ambiente com Cluster de Alta Disponibilidade de Firewall.


Normalmente as empresas já investem em links de dados secundários. Isso serve para aumentar a disponibilidade de navegação ou acessos aos seus sistemas. Mas e se o Firewall parar de funcionar? De que adianta ter um segundo link?


Para ambientes críticos sempre recomendamos um projeto de cluster de alta disponibilidade com alguns aspectos:

  • Links Redundantes;

  • Switch Redundantes;

  • FWFLEX em Cluster



Topologia de Alta Disponibilidade

Na imagem acima, temos um exemplo de topologia de alta disponibilidade.



Como funciona o Cluster no FWFLEX?


No FWFLEX temos um módulo que traz essa possibilidade de configuração do Cluster.


Na próxima release da nossa solução (v3.65.0) estaremos liberando para uso completo do mesmo 🤩


É isso mesmo! Atualmente nós já utilizamos esse módulo para nossos clientes finais. Mas vamos liberar também para nossos Parceiros terem ainda mais funcionalidades para oferecerem para os seus clientes.


Faremos também um treinamento especial para nossos clientes e parceiros utilizarem e conhecerem mais dessa funcionalidade.




Como nossas releases são sempre liberadas no final de cada mês, vai ficar aquela ansiedade para ver um pouco mais dessa funcionalidade fantástica.


Mas ao longo deste mês, vamos atualizando nossos materiais e redes sociais. Nos acompanhe, ou entre em contato com nosso time de especialistas.


Quer conhecer mais sobre nossa solução, entre em contato com nossos especialistas. Ficaremos felizes em contribuir.



Porque ser um cliente da iTFLEX?

Soluções robustas e confiáveis que facilitam o gerenciamento da sua infraestrutura de TI



286 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page