top of page

O que é Cibersegurança

Atualizado: 19 de mar.

Cibersegurança é uma definição mais atual sobre todos os contextos que envolvem a prática de proteger dispositivos computacionais e informações de ataques maliciosos.


A Cibersegurança ou Segurança Cibernética, é um esforço contínuo de proteção de computadores, servidores, sistemas e todos os dados de um ambiente, contra ataques maliciosos. Esse termo vem ganhando mais destaque nos últimos anos, pois nos dias atuais, pessoas e empresas estão conectadas praticamente 24 horas por dia.


Mas falar sobre segurança digital não é algo tão novo assim. Desde a década de 1970 já existiam iniciativas de proteção digital sendo desenvolvidas. E ao longo dos anos ela foi evoluindo e ganhando cada vez mais espaço e destaque dentro das empresas.


Várias pesquisas mostram um aumento constante de ataques cibernéticos nos últimos anos. Dessa forma, a Segurança Cibernética deixou de ser um item opcional para as empresas. Todos precisam estar atentos aos seus ambientes para protegê-lo da melhor forma possível.



Contextos para proteger


Conforme definição do conceito de Cibersegurança, existem alguns contextos que envolvem a prática de proteção do seu ambiente. Vamos levantar alguns deles aqui:

  • Segurança de rede é a prática de proteger uma rede de computadores contra intrusos, sejam eles invasores direcionados ou malware oportunista.

  • Segurança de aplicativos foca em manter o software e os dispositivos livres de ameaças. Um aplicativo comprometido pode fornecer acesso aos dados que pretende proteger. O sucesso da segurança começa na fase de projeto, bem antes de um programa ou dispositivo ser implantado.

  • Segurança de informações protege a integridade e a privacidade dos dados, tanto no armazenamento como em trânsito.

  • Segurança operacional inclui os processos e decisões para tratamento e proteção dos arquivos com dados. As permissões que os usuários têm ao acessar uma rede e os procedimentos que determinam como e onde os dados podem ser armazenados ou compartilhados se enquadram nesta categoria.

  • Recuperação de desastres e continuidade dos negócios definem como uma organização responde a um incidente de cibersegurança ou qualquer outro evento que cause a perda de operações ou dados. As políticas de recuperação de desastres ditam como a organização restaura suas operações e informações para retornar à mesma capacidade operacional de antes do evento. A continuidade dos negócios é o plano ao qual a organização recorre ao tentar operar sem determinados recursos.

  • A educação do usuário final aborda o fator de cibersegurança mais imprevisível: as pessoas. Qualquer pessoa pode introduzir acidentalmente um vírus em um sistema seguro se deixar de seguir as práticas recomendadas de segurança. Ensinar os usuários a excluir anexos suspeitos de e-mail, não conectar unidades USB não identificadas e várias outras lições importantes é vital para a segurança de qualquer organização.



iTFLEX Cibersegurança


A iTFLEX Tecnologia nasceu com esse intuito de segurança e redes. Sempre atuamos com nossos clientes, independente das soluções contratadas, com esse olhar de proteger melhor o ambiente e garantir os aspectos relacionados com segurança.


No ano de 2022, a iTFLEX Tecnologia se transformou em um grupo. Dessa forma, separamos nossas soluções para atender melhor nossos clientes e o mercado especializado de cada uma das empresas. Agora temos a PABXFLEX Telefonia IP, onde atuamos nos mercados de PABX IP Administrativo e Segurança Eletrônica, cuidando sempre das boas práticas de segurança para ambientes de Telefonia IP, e a iTFLEX Cibersegurança.


Na iTFLEX Cibersegurança, atuamos principalmente com nossa solução iTFLEX Firewall. Tanto para clientes finais como no nosso programa de parceiros. Mas ao longo do ano de 2023 teremos muitas novidades por aqui…

  • Novas funcionalidades;

  • Novas soluções;

  • Novos serviços



Quer acompanhar mais sobre a iTFLEX Cibersegurança, cadastre-se no nosso site e receba todas essas novidades em primeira mão.

42 visualizações0 comentário
bottom of page